Clique Aqui e Conheça também o nosso “Criadouro Pássaros WEB-TV” de Aves Exóticas – Agende uma visita !

1 2 3 4
1 2 3 4

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A importância da escolha do Ninho


Ninhos WEB-TV
Marcio Sanches
Principalmente em gaiolas, é impossível fornecer condições satisfatórias para que os pássaros construam ninhos da mesma forma que na natureza. Por isso, o criador é obrigado a utilizar ninhos fabricados artificialmente. Os ninhos podem ser divididos em duas categorias: abertos, em forma de taça (ninhos de corda) e fechados (ninhos de caixa). Existem vários modelos e formatos de ninhos de caixa, cada um para um tipo de ave. Embora muitas espécies os aceitem sem maiores dificuldades, algumas poderão recusá-los se não forem do tamanho ideal ou se sentirem que não ofereçam segurança. Existem ainda ninhos verticais,  horizontais e em "L" que podem ser oferecidos para varias espécies de aves. Os ninhos horizontais oferecem um ante sala com maior espaço interno e podem ser encontrados com uma grande variedade de medidas e dependendo do artesão (marceneiro) pode oferecer vários recursos para facilitar a sua limpeza, ventilação e (*)segurança. Verdadeiras Obras de Arte, avaliando-se a sua parte externa, mas que internamente os artesões deixaram a desejar, pois como estavam preocupados com sua beleza e com a intenção de encantarem olhos dos seus clientes, não observaram que o material utilizado oferece riscos a saúde da ave e de seus filhotes onde a unica coisa que seria importante para ave era apenas um local que ofereça tranquilidade e segurança. Em vários ninhos pode encontrar verdadeiras armadilhas, que com a intenção de proteger as partes internas para evitar que as aves interajam com a construção do seu ninho, utilizam materiais como por exemplo, chapa de aço galvanizada como cantoneiras para proteger a madeira da ave e arame na escada de acesso com as pontas como verdadeiras lanças. Outro detalhe muitíssimo importante é a profundidade do côncavo para postura dos ovos, onde se o mesmo conter pouca profundidade (menos de 2cm), os ovos facilmente podem rolar para os cantos e exitem algumas espécies que não as recolhem para o choco, causando a morte do embrião. Portanto, seja qual for o seu fornecedor de ninhos, não se esqueça que o morador dessa casa, nunca vai poder ver a parte externa... pense nisso antes de comprar.
Os ninhos verticais não contém ante sala, mas ao invés disso oferecem um espaço ideal e único para a postura da ave e como um meio de facilitar o acesso a parte interna, alguns artesões oferecem uma escada interna feita de arame para facilitar a descida da fêmea a sua ninhada. O que não podemos esquecer é que os ninhos devem oferecer além de conforto e tranquilidade para ave é que ele ofereça segurança acima de tudo, pois tenho encontrado muitos ninhos mau projetados sem nenhuma segurança interna.

(*) Segue abaixo algumas fotos que encontrei na internet.


(*) Pontas de Arame ( Lanças ) Côncavo
Chapas Galvanizdas ( Laminas) Pouca profundidade


Cantoneiras de Chapa de Aço (*) Pontas de Arame ( Lanças )
Protegem a parte Interna e Externa do Ninho Chapas Galvanizdas ( Laminas)


PS.: Quero com isso apenas alertar os menos avisados e inexperientes a observarem melhor os ninhos que oferecemos as nossas aves. E que aproveito este espaço para exclamar os meus pensamentos sem apontar o melhor ou pior profissional, pois o morador dessa casa não pode se manifestar então, faço em nome.
Solicitação.: Solicito aos artesões (marceneiros) que reflitam sobre esses apontamentos e façam os devidos ajustes a fim de prevenir acidentes as aves dos seus clientes.


Antonio Silva
Clube dos Psitacídeos®
"Cuidando de um pedacinho da Natureza"

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

  ©Ninhos WEB-TV - Todos os direitos reservados.

Template by Clube dos Psitacídeos® | Topo